terça-feira, 19 de junho de 2007

52 motivos para falar mal do Brasil

A foto de Michel Filho saiu no GloboOnline de hoje, seguida da descrição da cena. Mães e crianças fogem na saída de uma escola do Morro da Fazendinha (RJ), em meio a um tiroteio entre a polícia e os traficantes. Crianças e mães, em maioria negras, arriscando a vida no seu dia a dia. A notícia diz ainda que na zona vizinha do Complexo do Alemão a batalha já dura 49 dias. Quarenta e nove dias. Mortos, famílias aterrorizadas, meninada fatalista.
Entrementes, a
harpista russa Anna Verkholant, vinda ao Rio para participar no II Festival de Harpas, foi assaltada na frente do Hotel Glória, onde estava hospedada. Houve comoção por atacado e a granel no establishment carioca. Alfredo Lopes, presidente da Associação da Indústria Hoteleira foi direto ao ponto que lhe interessa: "Isso foi péssimo. O turista é facilmente identificável e vira uma presa fácil. A polícia não consegue garantir a segurança perto dos hotéis ou de áreas turísticas porque simplesmente não tem efetivo". No que lhe concerne, o diretor do Festival, Sérgio da Costa e Silva, afirmou que a organização do evento orientara os músicos a só deixarem o hotel acompanhados pela produção e acrescentou: "Foi uma fatalidade... Temos que reverter o impacto negativo que esse fato pode ter em outros músicos que desejarem tocar no Brasil".
Na mesma altura, criticando os brasileiros que
falavam mal do Brasil, Lula declarou: "Nós é que temos que cuidar da nossa imagem, nós é que temos que cuidar daquilo que nós queremos preservar e nós precisamos cuidar da imagem que nós queremos ter aqui e lá fora."
No Morro da Fazendinha e no Complexo do Alemão, a polícia, o Estado, a cidadania, “simplesmente não tem efetivo”. Os brasileiros que ali “desejarem tocar” suas vidas, sofrem uma contínua “fatalidade”.
Uma foto destas interpela a identidade nacional. E dá vontade de falar incansávelmente mal do Brasil. Dentro e fora do país. Amanhã, a batalha do Complexo do Alemão entra no seu qüinquagésimo dia. Depois de amanhã, estará no qüinquagésimo primeiro. Na manhã seguinte completará o qüinquagésimo segundo dia...

3 comentários:

Patrick disse...

Já leu "Elite da Tropa", de Luiz Eduardo Soares? A segunda parte do livro descreve em detalhes como anda a segurança pública no Rio e no Brasil.

luiz felipe de alencastro disse...

Caro Patrick
Li e resenhei "Elite da Tropa", dê uma olhada nos posts "Olhar devagar" e "Punir sem encarcerar", de 27/02/2007.
abraços
luiz felipe de alencastro

Anônimo disse...

o meu pais e uma merda odeio o brazil inda bem que tou em portugal podem querer que nuca mais la volto brazileira na fala portuguesa por dentro





axx: mariza