sábado, 6 de janeiro de 2007

Os Democratas e a política americana


No artigo que publiquei hoje na Folha de São Paulo sobre a vitória dos democratas e a política americana, há uma frase que ficou truncada.
Reproduzo aqui a frase certa:
“Paralelamente ao declínio dos neo-conservadores, os democratas mobilizam setores distintos dos grandes sindicatos, dos ecologistas e dos militantes dos direitos civís, que constituíam as bases tradicionais do partido. Ao lado, surge uma militância mais difusa, como as intervenções dos chamados ‘filantropos progressistas’, como o MoveOn.org (movimento de esquerda que envolve 3 milhões de internautas) ou as diferentes castas de militantes anti-republicanos que povoam a blogosfera”.
No caso, eu citava o artigo de Matt Bai, publicado no
New York Times.
Como fica claro, o MoveOn.org é uma coisa e os “filantropos progressistas” (como o investidor George Soros, o produtor de Hollywood Steve Bing, o dono de companhia de seguros Peter Lewis ou o casal Andy e Deborah Rappaport, enriquecidos em Silicon Valley) são outra coisa.

Uma política americana sem ideologias?
A ascensão triunfal de Nancy Pelosi à presidência da Câmara, marcando a volta dos democratas ao comando das duas Casas do Congresso, mostra que a oposição à Guerra do Iraque não foi o único tema que polarizou as eleições de novembro nos Estados Unidos. Por causa do perfil político de parte dos eleitos democratas -contra o casamento gay, a favor do livre uso de armas e pelo rigor fiscal no governo- nem todos os conservadores interpretaram as eleições como uma derrota. Não obstante, muitos republicanos reconhecem que a "revolução conservadora" iniciada no governo Reagan (1981-1989) esgotou seus objetivos básicos...”.
Para a continuação, assinante UOL clique
aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

A "Revolução conservadora" acabou? e por que ninguém disse nada ainda?

Marraquexe