quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

Olhar Devagar

A foto está na capa do Estadão de hoje.
A legenda indica que se trata de Marcos de Araújo, cacique xucuru, na solenidade da chegada do 'Programa Luz para Todos', que leva eletricidade a 5 milhões de pessoas.
O excelente sítio
Povos Indígenas do Brasil, cujos únicos defeitos são a falta de atualização e de mapas localizando os grupos indígenas, informa que os xucuru contavam em 1996-1999 com cerca de 8.000 indivíduos distribuídos entre Alagoas e Pernambuco
Feita por Beto Barata, da Agência Estado, a foto é muito boa.
A bananeira pintada no quadro da parede forma um cocar que se encaixa direitinho na cabeça de Lula. O presente que o índio trouxe (ou ganhou?) está numa caixa azul-vivo que pode ter sido comprada em loja de shopping. Seu perfil quase aquilino e o cabelo bem cortado surgindo por debaixo do cocar, juntam-se ao seu nome pouco xucuru para sugerir uma encenação. Com um índio de araque interpelando o presidente que toca no seu cotovelo.
Mas a conversa tem um ar sério. A expressão de Lula é de surpresa sem condescendência e Marcos parece exigir o cumprimento de promessas presidenciais.
Talvez esteja cobrando a demarcação das terras de sua gente nos sertão pernambucano. Talvez esteja lembrando a longa luta de seu povo quase extinto por gerações de bandidos-fazendeiros. Como os que organizaram a tocaia de que foi vítima em 7/02/2003, no município de Pesqueira (PE). Na manhã daquele dia, pistoleiros atiraram no seu caminhão, ferindo-o gravemente e assassinando dois de seus companheiros.

Segundo o comunicado do Conselho Indigenista Missionário, um dos pistoleiros foi identificado. Seria um tal de Louro Frazão, conhecido na região por trabalhar para os fazendeiros e manter ligações com Expedito Alves Cabral, o Biá, também membro do povo xucuru e acusado de se ter vendido aos fazendeiros.
Na hora de matar, a bandidagem sabe quem são os verdadeiros índios.

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande foto! valeu o comentario.

Paulo