sábado, 9 de dezembro de 2006

Paredes de Paris









As duas placas se referem à deportação das crianças judaicas de Paris para Auschwitz e outros campos de exterminação nazistas. Comentei o assunto no post Jornais boreais III, logo abaixo. Geralmente as placas são feitas em mármore negro, como a da direita. Mais transparente, a placa da esquerda é das que contém um texto acentuando a «participação ativa do govêrno francês de Vichy » na perseguição organizada pelos nazistas. A da direita é menos explícita quanto à responsabilidade direta das autoridades francesas. Menciona as crianças, "vítimas inocentes da barbárie nazista e do governo de Vichy".
Houve vários episódios de prisão e deportação de judeus franceses e estrangeiros em Paris. O mais sinistro deles, ocorrido nos dias 16 e 17 de julho de 1942, ficou conhecido como a Rafle du Vel d’Hiv

2 comentários:

Anônimo disse...

Dentre as inúmeras marcações nas paredes de Paris, uma das que acho mais interessantes é a que define o sistema de metro aos comerciantes, em frente ao Senado, próximo ao Jardni de Luxembourg. O senhor já viu, professor?

Anônimo disse...

As duas placas se referem à deportação das crianças judaicas (o correto é crianças judias).

No mais, seu blog é muito interessante!
Continue postando!

Abs.
Carlos