sábado, 30 de dezembro de 2006

Chegou a nova Alemanha


2007 vai ser o ano da nova Alemanha. Neste ano, o país confirmou a sua hegemonia econômica na Europa. Apesar do euro valorizado com relação ao dólar, a Alemanha guardou seu lugar de maior exportador mundial, na frente dos Estados Unidos e da China.
Paralelamente, Berlim assume em 2007 a presidência da nova União Européia (UE), a qual, com a adesão da Bulgária e da Romênia em 1° de janeiro, contará com 27 membros e 450 milhões de habitantes. Na presidência da UE, Angela Merkel deverá recosturar o tecido institucional esgarçado pela entrada dos novos membros, e pelo veto francês e holandês à Constituição européia.
Além disso, Merkel presidirá também nos próximos meses o G8, intermediando as relações entre os ocidentais e a Rússia.
Aliás, este é o ponto principal: tanto na nova UE, mais recentrada para o Leste com a adesão dos antigos países da Cortina de Ferro, como no G8, a grande Alemanha reunificada se desloca mais para a Europa Central.
Pela primeira vez desde a reunificação (1989) -, e pela primeira vez pacíficamente, em plena democracia, sem planos expansionistas -, desde que foi criado como Estado-nação em 1871, o país se afirma como uma grande potência mundial.

Um comentário:

Anônimo disse...

A Europa vai ter que engolir a nova Alemanha!

Rosinha