quarta-feira, 2 de abril de 2008

Por uma História do Atlântico Sul

clicar para ler
Dias 10 e 11 de abril organizo este colóquio anunciado acima, cuja idéia se articula em torno de três pontos :
1.O Atlântico Sul tem uma história distinta do Atlântico Norte. A esmagadora maioria dos estudos que se referem genéricamente ao Atlântico falam, na realidade, Atlântico Norte e omitem as particularidades do Atlântico Sul: tráfico negreiro bilateral (e não triangular), envolvimento dos colonos escravistas da América portuguesa na África portuguesa, etc.
2. O Atlântico Sul tem um passado, um presente e um futuro. As novas nações lusófonas da África, principalmente Angola, retomam o intercâmbio direto com o Brasil, a Argentina também desenvolve suas relações com a África. A parceria diplomática entre o Brasil e a África do Sul tem hoje em dia um peso importante.
3. O estudo da História do Brasil na vertente de uma história global do Atlântico Sul permite renovar uma historiografia brasileira que patina em interpretações excessivamente territoriais ou que continua enquadrando-se no conceito meio obsoleto de América Latina

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro Professor,

como o senhor sabe melhor do que ninguém, o encontro da Diáspora Africana em Salvador, Bahia, em 2006 - reunindo chefes de Estado, intelectuais e artistas, mostrou o quanto passado, presente e futuro estão entrelaçados nessa realidade nem sempre levada em conta. Na área cultural, a presença internacional de Gilberto Gil, como artista e como ministro, é a prova viva disso. Por outro lado, as relações África-Ásia parecem ganhar nova escala e significado com a ação maciça da China nas economias combalidas de vários países africanos.

Claudia disse...

Caro Luiz Felipe,

Sim, sim, muito interessante mesmo.
Um programa e tanto!
Pena que eu não possa participar.

Abraços,

Claudia

Unknown disse...

Prezado professor Alencastro,

possuo um blog em que abordo história - claro que bem mais humilde que o vosso - e gostaria de sua visita, meu post de hoje foi sobre o Seqüências. Meu endereço é:

http://www.ahistoriaeoseguinte.globolog.com.br/

Um abraço!
p.s: Ficaria muito feliz com uma comunicação do colóquio.

Anônimo disse...

Caro professor, o livro "Um Rio Chamado Atlântico", de Alberto da Costa e Silva, se encaixaria onde?
Grande abraço,
Wilson C. Ramos